O esporte é uma forma de se exercitar, interagir e competir de maneira divertida, principalmente na infância, pós pois desenvolve habilidades com o contato com o exercício. No entanto , no Brasil apresenta muita carência nas favelas(,) pós pois as condições são precárias , e os deficientes que não têm acesso ao esporte de forma correta , por falta de Infraestrutura e equipamentos necessários para prática.
Em primeiro lugar, o esporte é um direito de todos, mas os jovens que crescem nas favelas, buscam no esporte uma motivação de superar as condições precárias em que vivem, pós pois estão a à mecer mercê da criminalidade da região, (.) mais Mas existem ONGs não governamental que ajudam os jovem a não entrarem nesse mundo, existem como exemplos atletas que vieram desse mundo meio e hoje são exemplos de que é possível mudar de vida através do esporte(,) por exemplo Rafaela Silva, que veio da favela Cidade de Deus, do Rio de Janeiro, que enfrentou grandes obstáculos e veio representando o país e ganhou a medalha de ouro.
Em segundo lugar, os atletas com deficiência têm no esporte uma motivação de superar e enfrentar os obstáculos e, assim, ter autoconfiança e ver no esporte um respeito entre si e a sociedade, mas muitos desses atletas não têm condições financeiras de comprar equipamentos que são necessários para a prática da modalidade esportiva , além de da falta de infraestrutura que é preciso necessária, (.) assim tento Desse modo, têm dificuldades para ter o acesso ao esporte de forma gratuita, que deveria ser apresentada pelo governo,como por Pedro Paulo Neves, 37 anos, medalhista de ouro em Toronto no salto em distância, atleta deficiente que viu no esporte superação.
Dessa forma, o esporte tem a capacidade de unir as pessoas, seja elas para comemorar como também para praticar, respeitando uns aos outros, tento tendo como exemplos os jogos Olímpicos, que reúnem inúmeros pais. Mas falta infraestrutura e equipamento para a prática do esporte, e assim ter atletas preparados para representar o país nas gerações futuras(.) é necessário necessária intervenção do governo, conmo como criação de espaço dentro das escolas para a prática de esporte e, para os deficientes, criação de lugares para práticas de diversas modalidades, além de parcerias com impressas empresas que financiam o esporte tanto dando acesso gratuito para à prática.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma superficial, e a argumentação está confusa. A falta de pontuação e de clareza no raciocínio tornou o texto confuso, mal elaborado. Reveja.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |