A prática esportiva sempre esteve presente na história da humanidade, seja ela com a “seriedade” e tecnologia que adotamos hoje, seja como uma brincadeira despretensiosa de crianças(.) e isso é uma coisa atemporal; (,) já que na Grécia Antiga, berço da arte e das olimpíadas, os esportes já eram moldados de forma a se perpetuarem até hoje. Por outro lado, a ciência também ratifica a importância dos esportes tanto para a saúde física quanto para a saúde mental e social. Entretanto, além dessas beneficies benésses, a prática esportiva deixa desafios.
Os esportes sempre tiveram espaços nas sociedades como um todo, contudo, isso não significa apoio estatal ou investimentos. Simplesmente por ser algo quase inerente ao homem e, consequentemente, às crianças. Brincadeiras, os famosos “babas” e dentre outras práticas ganham nível mundial e tornam - se alvos de medalhas, troféus e sonhos. No entanto, a inocência das práticas esportivas acaba por ser influenciada pelos preconceitos e dogmas ultrapassados, mas que existem até hoje: “ futebol não é para meninas”, tais expressões manchão mancham os esportes e em eventos mundiais são notados, tanto pela falta de visibilidade quanto pela falta de apoio.
Ademais, conforme o avanço das ciências, mais atestamos a importância da prática esportiva e os seus reflexos nas sociedades, contribuindo para o desenvolvimento físico, psicológico e sociocultural de crianças, jovens e adultos. Como exemplo, nos temos a Rafaela Silva, medalhista de ouro na Rio 2016; a judoca superou a hipossuficiência da comunidade onde vivia, além do racismo na última olimpíada, (.) tal história emocionou o Brasil e reafirmou a importância dos esportes, o qual contribui que contribuem para a superação e crescimento pessoal e profissional das pessoas.
Por fim, é incontestável que a prática esportiva é essencial, e ela contribui para a sociedade em diversos aspectos, como na formação de cidadãos, na ideia de grupo, na formação de um lado social e humano das pessoas. Porém, isso tudo pode ser catalisado se determinados erros fossem forem corrigidos, a exemplo, a falta de investimento e incentivo por parte dos Estados; o preconceito quanto ao sexo feminino em determinados esportes, além da falta de apoio por parte da mídia e dos órgãos públicos; a necessidade do amplo acesso e da fomentação da do fomento à prática esportiva nos setores de riscos da sociedade. Portanto, retificando isso e outras adversidades, poderemos ter uma ampla prática esportiva, com ainda mais reflexos positivos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem focar no que podemos aprender com os esportes. Atenção ao tema proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |