Para ter uma vida melhor e mais saudável é preciso praticar algum tipo de esporte ou fazer atividades físicas, seja na infância, na adolescência ou na velhice, não importar se você é ou não deficiente, o importante é ser feliz e ter uma vida saudável. Sempre é bom praticar esporte, porém de forma correta, sempre acompanhada acompanhado por um profissional, para que não se prejudique. Com o esporte a pessoa tem mais disponibilidade de viver, é livre de doenças e tem uma boa autoestima.
Quem pratica não é sedentária, é mais feliz, amar a se ama a si próprio, tem uma ótima capacidade mental, tem um colesterol concentrado equilibrado, sem depressão, sem doenças, sem stress e sem ansiedade, mas as pessoas que praticam esporte sempre estão sendo orientadas por um profissional, para ter a certeza de que está estão fazendo certo para não se prejudicar.
De alguma uma forma ou de outra, todos quando crianças já praticaram algum tipo de esporte; na escola, em casa ou até mesmo na rua, não de formar correta, mais mas de uma formar que era divertida e boa, em brincadeiras como: jogar bola, tênis, vôlei, basquete; (,) nadar, correr, saltar, andar de bicicleta, até mesmo aquela brincadeira de lutar para vê ver quem era o melhor, e entres outras, (que) fizeram parte da vida de cada um.
Portanto, não importar si se você é velho ou deficiente, sempre pratique, pois é bom pra você, praticar esporte é se divertir e mostrar que, apesar de tudo, você é feliz fazendo o que gosta(.) os melhores não é são apenas quem vencer, mais mas também aqueles que alcançam o mais longe, e que mesmos com dificuldades, mostram que tudo é possível para quem crê e para aquele que tem um objetivo de vencer a si próprio, vencer o medo, o preconceito e os obstáculos, (.) esportes é para todos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e a coesão frasal.
O texto aborda o tema "esporte", mas não o que podemos aprender com ele. A correta interpretação da proposta também faz parte da avaliação em um processo seletivo. Fuga ao tema zera a redação.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 0 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |