A prática esportiva é sem dúvidas uma das mais importantes aliadas tanto para saúde, como para o aspecto social de crianças e jovens, além do ajudar no retardamento do envelhecimento e de doenças. O aprendizado que proporciona o esporte deve estar presente em nossas instituições públicas e privadas, para que todos possam ter acesso, de acordo com cada idade.
Para tornar a vida mais saudável, alimentação leve é fundamental. Mas fazer um esporte que dá prazer ao indivíduo reforça a ideia de uma vida sadia, tanto na parte de alimentação, melhoria do sono e a sensação que o esporte trás traz consigo, além da coordenação e condicionamento físico.
O aspecto social possibilita uma melhor interação entre as crianças e os jovens. O judô, por exemplo, traz muita disciplina, determinação e respeito. Os esportes coletivos, trazem espírito de equipe, convivência em grupo e interação com outras crianças. E para elas é fundamental se exercitar em por meio de diferentes tipos de exercícios, para que possibilite uma movimentação de todo corpo.
A movimentação constante ajuda e muito para o retardamento do envelhecimento. O corpo e a mente como um todo são ocupados com movimentos que deixam os ossos mais fortes, mais preparados, evitando quedas e lesões. Outro ponto é a melhoria para algumas doenças, como o diabetes. A perda de peso corporal proporcionada pela prática regular da corrida, por exemplo, melhora a sensibilidade do corpo à insulina.
Portanto, o esporte estar garantido constitucionalmente é fundamental para que o resultado e o incentivo possam ser observados tanto para as crianças como para os idosos. Em uma época de olimpíadas no Brasil, que a missão das Olimpíadas: do evento - "Um mundo mais pacífico e melhor por meio do esporte" - , possa ser reforçada.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |