Rio 2016: Política do Pão e Circo - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 17/08/2016

Status:

Corrigida
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        No que se refere ao esporte, pode-se perceber que o Brasil sedia a maior festa esportiva no Rio de Janeiro. Tendo em vista todos os benefícios que a atividade esportiva nos proporciona, há de fato um grande investimento de maneira desnecessária*. Não apenas a aplicação de verba pública de forma irregular, como também a falta de disciplina e ética em jogos, mancha uma nação ou até mesmo uma carreira. 
        Relativo ao investimento nestes jogos olímpicos, é possível afirmar que foi de maneira irresponsável. Desse modo, é inquestionável o quão que há problemas internos sociais e políticos não resolvidos, e entre outros, parecendo ser sem solução, como a corrupção na política nacional. Outro ponto lamentável do Brasil é a enorme onda de assaltos e assassinatos por todo o país, em destaque Porto Alegre, com o seu Governador não investindo em segurança. Tudo isso, mostra o quanto a sociedade esta está abandonada por setores públicos. 
        Vale também ressaltar que o desrespeito e as ações antiéticas dos atletas degradam uma carreira ou até mesmo um país no esporte. Assim, temos exemplos como a carreira do lutador Anderson Silva, do UFC, que teve sua história manchada por causa do doping. Outro caso ocorreu nos jogos olímpicos com a delegação russa, que foi flagrado teve vários atletas flagrados usufruindo destas drogas ilegais. Este é um ponto em que viola todos os valores do esportista 
        No esporte, portanto, deve-se investir em melhores fiscalizações fiscalização para que sejam justos os resultados dos jogos. Por fim, no Brasil, devemos ter uma política que saiba aplicar o dinheiro público em áreas em que mais necessitam no momento, em consonância com o voto de forma correta. Só assim, teremos um país com segurança e uma política inteligente.

Comentários do corretor


* Essa relação é incoerente. Afirma-se que, por ser uma prática benéfica, o investimento é desnecessária. Percebe a contradição? O trecho está mal elaborado.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.

O texto não aborda o tema proposto, que era "o que se pode aprender com a prática esportiva", e não uma reflexão sobre o atual contexto das Olimpíadas. Interpretar o que se pede na proposta de redação também é parte da avaliação. No Enem e em outros processos seletivos a fuga ao tema zera a redação.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 0 Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 0 Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 0 Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 0 Nível 0 - Não articula as informações.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     0


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200