Com grandes histórias e feitos, a prática esportiva nos transmite muito mais do que espetáculo e alegria, pois vem acompanhado acompanhada de uma importante mensagem de garra, união e sabedoria, afinal, a prática esportiva ela é muito mais do que uma atividade física e o mesmo pode mudar ou unir diferentes realidades. Em regiões periféricas, onde grande parte da criminalidade prevalece, a compactuação do sentimento esportivo facilita ações sociais com base no esporte, pois, como torcedor, a paixão pelo esporte é algo compartilhado até mesmo pela criminalidade existente na região. Essa facilidade permite demonstrar uma realidade distinta de apenas miséria e criminalidade para crianças e adolescentes da região locais. O esporte não possui , apenas, força de mudar uma realidade atual, como também a consequência de um regime histórico. O compartilhamento de um desejo único, possibilita a miscigenação de diferentes raças, tribos e classes sociais. Em 1995, Nelson Madella, através do Rugby, uniu uma nação (África do Sul) dividida pela segregação. (,) Demostrando(,) assim, a força do esporte. Contudo, é necessário um melhor investimento na área esportiva, pois mesmo os alunos de escolas públicas, que obtém cursam a matéria de educação física na grade curricular, não possuem uma quadra para a prática esportiva, muito menos uma área de lazer para praticar*. Mesmo com todo descaso nessa área, o sentimento provocado pelo esporte prevalece, no entanto não se sabe o quanto irá durar.
Comentários do corretor
* Essa afirmação não pode ser feita categoricamente. Há escolas públicas que possuem quadras esportivas.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. Cuidado apenas ao fazer afirmações facilmente refutáveis.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |