As Olímpiadas com a cara do governo.* - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 16/08/2016

Status:

Corrigida
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O patriotismo da nação canarinho sai às ruas mais uma vez. A dedicação em honrar e valorizar o nome do nosso estimável país é grande. Momento de sediar um dos maiores eventos já vistos: é ano de Jogos Olímpicos.

Momento oportuno para o Brasil se deslumbrar diante das outras nações, seja nós nos Jogos Olímpicos ou na maneira de se portar diante dos costumes de outros povos que aqui se encontram. Momento no qual tentam maquear maquiar um país que não existe, longe da realidade que querem expor. Onde um povo, alienado, esquece da escuridão democrática em que vivemos.E é verdade que o choque entre brasileiros e turistas, é alarmante.

De um lado uma cerimônia de abertura incentivando o mundo a cuidar do meio ambiente. Do outro, destroem absurdamente uma reserva ambiental e constroem um campo de golfe. Não cumprem com nenhuma meta; como a despoluição da Baía de Guanabara e querem nós nos ensinar que precisamos recuperar nossas áreas devastadas? Estás Estas, devastadas pelo próprio comitê olímpico.

Numa sociedade que presencia a violência diariamente á à porta de casa, com a desigualdade social estampada a cada esquina e com seu dinheiro “ralado” indo entre os dedos com altíssimos impostos, estes que serviram para levantar grande parte deste evento, o mesmo que desvaloriza a maior parte da população por ser desfavorecida. Pessoas são retiradas de suas moradias para dar espaço ao evento. Perdem total dignidade, liberdade, seja ela de se expressar ou até mesmo de ir/vir pelo seu espaço. Tratam pessoas da favela como inimigos, como se eles fossem o alvo. A violência é enorme. Esquecem que a luta é pelo conhecimento e igualdade. A educação é um dos bens mais valiosos que temos na vida, e agora eles acabam de nos tirar. Esquecem que não temos uma boa infra-estrutura infraestrutura nem sequer recursos para os hospitais funcionarem diante de uma grande massa de da população. Se você depender disso, você morre. Não investem em saneamento básico, muito menos em moradias populares no lugar de barracos e placas nas favelas, que acabam tapando e ao mesmo tempo fantasiando um Rio de Janeiro inexistente.

Embora tudo isso seja vergonha para o povo brasileiro, continuamos na busca de apenas ocultar pelo menos por um curto período, o caos e o esquecimento político encontrado em nosso país. E,de fato as coisas só vão melhorar quando houver uma reforma política consistente. Quando o povo perceber que não é o partido A ou B que afunda o Brasil, e sim essa velha política de conchavos, em que só um pequeno grupo tem os seus interesses atendidos. Enquanto isso, aguardamos o próximo espetáculo que os “novos governantes” hão de providenciar daqui a 4 anos diante de grande adversidade.

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase.

O texto é crítico e bem desenvolvido, porém foge do tema proposto, que não é olimpíadas, mas sim o que se pode aprender com esportes. Do modo como foi desenvolvido o texto, esse tema infelizmente não foi abordado. Fuga ao tema zera a redação no Enem e em outros processos seletivos.

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 0 Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 0 Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 0 Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 0 Nível 0 - Não articula as informações.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     0


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200