As Olimpíadas e Parolimpíadas são as melhores formas de mostrar ao mundo o bem que o esporte faz, pois é o evento esportivo mais importante do mundo, e nessa época o evento se torna destaque , fazendo com que todos possam conhecer um pouco de cada modalidade esportiva.
Com a modernidade e a pressa pela estabilidade financeira, a população vem deixando a atividade física de lado, dando mais importância a à rotina do trabalho. Essa pressa pelo sucesso faz com que muitas pessoas se tornem ansiosas, focando somente em trabalho, e dessa forma ficam sem tempo, alimentando-se mal, dormindo mal, sem nenhum escape, como por exemplo a atividade física. Essa rotina acaba causando danos às pessoas, pois muitos muitas ficam estressados estressadas, e esse mal acarreta em uma série de danos ao nosso organismo como um todo.
Com as Olimpíadas, várias modalidades esportivas são apresentadas e demonstradas ao público, o que pode despertar o interesse pelo esporte, (.) ver o atleta em ação nos desperta uma emoção muito grande, principalmente quando há vitória, pois faz com que o outro sinta a mesma vibração, que é possível vencer obstáculos e que a gratificação em conseguir realizar uma atividade física ou vencer um jogo é muito grande.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém apenas no final e de forma muito superficial. Por pouco não configura fuga ao tema, que é "o que podemos aprender com o esporte", e não apenas o esporte em si.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |