Prática de esportes: contribuições para um melhor convívio social - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 16/08/2016

Status:

Corrigida
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Hoje em dia há eventos enormes e conhecidos trazendo consigo a prática esportiva, como por exemplo, as Olimpíadas e as Paralimpíadas que estão ocorrendo neste mês de agosto no Rio de Janeiro. Esta prática, entretanto, foi originada há muitos anos, porém, estando hoje está formatada assim como conhecemos, diferente de como eram realizadas nos séculos passados.

A prática de esportes sempre foi de interesse para uma boa parte da sociedade. Infelizmente, no decorrer dos anos e diante o progresso da tecnologia, nos deparamos hoje com cidadãos sedentários, esquecidos da importância das atividades esportivas, que ocasionam diversos benefícios. Os cidadãos devem, desde pequenos, ser incentivados pela família e escola à a praticarem esportes, estando eles praticamente ao alcance de todos. Dentro do amplo âmbito esportivo, há diversas modalidades, aumentando o número de escolhas daqueles que se interessam.

Em países que não apresentam uma boa base esportiva, com escolas que não incentivam as crianças e os jovens à a fazerem tais atividades, os índices de mortalidade, obesidade infanto-juvenil, e entre outros distúrbios, são mais altos. A prática de esportes provoca o aumento da autoestima e capacidade mental dos atletas, além de ensiná-los a trabalhar em equipe, respeitar o próximo, perder, e, persistir, contribuindo para um bom convívio social.

 Diante disso, as escolas devem cada vez mais serem incentivadas à a acolher os jovens e influenciá-los, de modo que se interessem por esportes, contribuindo, assim, para um futuro com mais cidadãos conscientes dos malefícios da ausência da prática esportiva e com pessoas que saibam viver e trabalhar em conjunto.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar o tema com um pouco mais de profundidade e abrangência.

Continue exercitando sua escrita.

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200