O ser humano sempre foi movido pelo desejo de competição. No esporte, o primeiro lugar no quadro de medalhas olímpicas, a chuteira de ouro para o melhor jogador e o troféu de campeão no futebol são só algumas conquistas com base nessa perspectiva. Todavia, como resultado da prática esportiva, há uma essência tão única e prazerosa a vivenciar que vem beneficiando corpos e mentes de gerações após gerações.
Vista como uma oportunidade de conquista de medalhas, as Olimpíadas no Rio de Janeiro, neste ano, se apresentam como o palco de atividades esportivas de muitos Países. No entanto, os jogos olímpicos, bem como quaisquer outras práticas esportivas, vêm demonstrando que suas ações não sobrevivem somente com premiações e alto rendimento do atleta, seu objetivo consiste em muito mais do que ouro, pratas e bronze.
Pois tido Tida como fenômeno de bem está estar social, a prática esportiva, nas suas variadas modalidades, tem propiciada propiciado outra forma de vivenciar seus resultados, mesmo que de início a vontade de ganhar seja desejo dos competidores. Eles acabam sendo tomados por um sentimento de bem estar, seja do corpo, seja da mente. Esses sentimentos podem ser bem representados nas competições olímpicas, por exemplo: ao unirem a vontade de medalhar com o desejo da representação patriota, querem ser reconhecidos mundialmente por seus feitos ali, interagindo entre os povos.
E são esses é esse o princípio fundamental do esporte, (.) conquistar medalhas, claro, é bom, claro, e que sejam conquistadas mesmo, mas unir nações, povos, colegas de raças e de classes diferentes em torno de um bem maior é tão essencial para este momento de tantos conflitos das relações. A grande prova de que a prática esportiva, em todas as modalidades, não sobrevive somente de premiações é descobrir que entre campos de guerra batalhados no oriente médio antes, hoje o esporte vive unindo gerações buscando a paz.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |