ESPORTE É UNIÃO - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 15/08/2016

Status:

Corrigida
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A prática esportiva oferece um campo muito largo de satisfação e aprendizado. Por meio dela, o indivíduo não está limitado apenas ao aprendizado e aperfeiçoamento da técnica, ele tem à frente um horizonte que lhe mostra a história, a língua, a cultura, os costumes do local de origem daquele esporte que escolheu, ou que irá competir.

O esporte convida o atleta a se interar até mesmo com questões políticas que envolvem o incentivo governamental com a à prática esportiva. Por exemplo, há alguns dias foi relatada a história de um atleta de natação do território africano, em um programa dominical (GLOBO ESPORTE). Uma história comovente e motivadora, pois, este atleta aprendeu a nadar com mais ou menos 4 meses antes das olimpíadas, soube das inscrições por meio de um radiozinho que tinha na casa de sua mãe. Ele foi praticamente o único candidato, pois naquele país não havia muito incentivo para natação. Após o evento, se tornou treinador de equipe de natação em seu país.

Pode-se dizer ainda que a prática esportiva é promotora de socialização, respeito ao próximo, respeito às diferenças religiosas, raciais, culturais, etc.

O esporte consegue, de maneira natural, retratar não só a realidade que muitos atletas enfrentam para chegar a uma competição, como também a realidade do seu dia a dia, que é semelhante ao de qualquer outra pessoa. Daí entram as questões sociais, políticas etc.

Portanto, a prática esportiva oferece benefícios tanto pessoais, como coletivos, muitos começam a praticar um esporte motivados, muitas vezes, pelo que viram em um estádio de competição, ou, como está acontecendo agora, por meio de das olimpíadas.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à coesão frasal e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200