SAÚDE E BEM ESTAR NA PRÁTICA ESPORTIVA - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 15/08/2016

Status:

Corrigida
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Foi na Grécia antiga, século VIII a.C. que os jogos olímpicos tiveram sua origem. Porém, foi somente no século XIX, através de um aristocrata e pedagogo suíço chamado Pierre de Frédy, que se realizou um festival esportivo nos moldes encontrados atualmente.

É inquestionável que toda prática esportiva produz benefícios físicos e psicológicos, já provados pela área científica. Além de proporcionar uma boa saúde geral, ela ainda trabalha o sistema nervoso central, promovendo sensação de bem estar mental.

A partir do momento em que o indivíduo se propõe a praticar qualquer atividade física, ele tende a deixar hábitos prejudiciais a sua saúde e buscar uma alimentação mais saudável e equilibrada. Tudo isto irá refletir em sua saúde física e mental, eliminando estresse, ansiedade e depressão, atuando no controle do colesterol, fortalecimento dos ossos, sono reparador, aumento da autoestima, etc..

Então, torna-se evidente a necessidade da criação de políticas públicas de incentivo a à prática esportiva, bem como a conscientização da sociedade a respeito deste importante instrumento, procurando estimular as crianças, desde a mais tenra idade, para a prática de exercícios físicos.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver uma argumentação mais abrangente e aprofundada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200