Foi na Grécia antiga, século VIII a.C. que os jogos olímpicos tiveram sua origem. Porém, foi somente no século XIX, através de um aristocrata e pedagogo suíço chamado Pierre de Frédy, que se realizou um festival esportivo nos moldes encontrados atualmente.
É inquestionável que toda prática esportiva produz benefícios físicos e psicológicos, já provados pela área científica. Além de proporcionar uma boa saúde geral, ela ainda trabalha o sistema nervoso central, promovendo sensação de bem estar mental.
A partir do momento em que o indivíduo se propõe a praticar qualquer atividade física, ele tende a deixar hábitos prejudiciais a sua saúde e buscar uma alimentação mais saudável e equilibrada. Tudo isto irá refletir em sua saúde física e mental, eliminando estresse, ansiedade e depressão, atuando no controle do colesterol, fortalecimento dos ossos, sono reparador, aumento da autoestima, etc..
Então, torna-se evidente a necessidade da criação de políticas públicas de incentivo a à prática esportiva, bem como a conscientização da sociedade a respeito deste importante instrumento, procurando estimular as crianças, desde a mais tenra idade, para a prática de exercícios físicos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver uma argumentação mais abrangente e aprofundada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |