A prática dos esportes sempre esteve junto com os hábitos para manter uma vida saudável, junto com um alimentação correta. O imenso ponto positivo de tudo, é que ele não se resume a à saúde do indivíduo e, sim, a à saúde da sociedade.
É possível ver os benefícios do esporte na vida das pessoas que praticam. Desde o físico até o psicológico do indivíduo, a melhoria é perceptível. Vê-se os efeitos junto com a nova moda "fitness".
Não só no indivíduo, mas também na sociedade. Como por exemplo, nas favelas e um outros meios, o esporte serve como uma aliança, ensinando na prática a união e, por consequência, a superar as diferenças uns com os outros. Assim, o esporte pode ser um bom meio para o entrosamento entre os diferentes grupos sociais.
Na outra forma, o esporte pode mostrar para cada um ensinamentos para lidar na vida toda. A participação pode ser um meio positivo nos aprendizados de saber perder, ganhar, se importar com o outro. Esse pode ser um prêmio muito maior que uma medalha. Colabora na formação do indivíduo de forma positiva e essencial.
Dessa forma, a escola pode ser um bom meio para iniciar o uso do esporte para esse propósito. As prefeituras, junto com as secretarias de educação, podem usar suas as escolas como palco para superar as diferenças de cada um.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial. É possível explorar o tema de forma mais aprofundada.
Além disso, quando não for se referir a uma prefeitura e/ou uma escola específica, use o plural. Ele dá a ideia de generalidade que se pretente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |