Os esportes apresentam diversas modalidades e os profissionais da saúde indicam a prática deles, principalmente, para as crianças e os jovens, devidos aos benefícios para a saúde e socialização. No entanto, ainda há muitos obstáculos para serem vencidos.
Em primeiro lugar, os esportes auxiliam na prevenção de doenças como, por exemplo, hipertensão e diabetes nas crianças e jovens. Ademais, esses influenciam positivamente no desempenho escolar e são responsáveis por melhorar a coordenação motora. Contudo, os aparelhos tecnológicos e a falta de segurança nos espaços públicos colaboram para o sedentarismo.
Outro aspecto relavante relevante é a função inclusiva da prática esportiva, mas muitos cidadãos possuem a visão do esporte como ferramenta segregadora e incapaz de tirar crianças e adolescentes das ruas e drogas.
Em suma, os esportes são importantíssimos para a formação e socialização das crianças e jovens. Para vencer os obstáculos, o Estado pode investir na melhoria dos esportes oferecidos nas escolas públicas e desenvolver projetos nelas durante os finais de semana. Além disso, a sociedade pode usar a mídia para a conscientização da importância das atividades esportivas e reivindicar melhorias na segurança. Desse modo, o esporte cumprirá a sua função.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor fatos e dados atuais relacionados ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |