Jogos Pan-Americanos de 2007. Copa do Mundo de 2014. Olimpíadas de 2016. Com bases a nesses três grandes eventos que foram sediados no Brasil, pode-se notar que o país está cada vez mais evidenciando a valorização da prática esportiva. Os benefícios que o esporte pode trazer para um indivíduo são diversos. Ele é uma ótima ferramenta para proporcionar diversão e lazer, ensina valores importantes para o convívio social e melhora a qualidade de vida da população, evitando o grande mal do século, o sedentarismo.
Formação de valores, bons hábitos, coletividade, disciplina. São alguns dos benefícios da prática do esporte. É uma ferramenta que, além de ajudar na inclusão social, ele ajuda no convívio social. Através do esporte criamos responsabilidades e conseguimos trabalhar em equipe, melhorando a convivência com o outro, respeitando assim os diferentes ideais. Além de melhorarmos nosso preparo físico, o esporte é um exercício mental, sendo um aperfeiçoador de estratégia.
O Brasil é mundialmente conhecido como o “país do futebol”. (,) Mas, conseguimos destaques em várias áreas do esporte como tênis, vôlei e natação. Através da supervalorização do futebol, podemos perceber uma atenção maior para essa área e, com isso, o que acaba afastando aqueles que não se adaptam as às práticas futebolísticas. É necessário que o Estado ofereça o suporte em qualquer modalidade esportiva, principalmente para os jovens se adaptarem segundo as sua preferências, e não pelo o grande traço cultural que o país possui.
Portanto, o esporte se tornou uma arma social. É primordial que o Governo dê a atenção necessária para os sistemas educacionais. A educação física deveria se tornar uma matéria obrigatória em todas as escolas, junto com as reformas ou criação das quadras esportivas. Promover olimpíadas esportivas nas escolas seria uma outra alternativa para uma melhor participação dos alunos. Deve-se ser incentivado incentivar desde cedo a prática do esporte, para que junto a ele seja aperfeiçoado o desempenho, a competitividade e o condicionamento dos jovens. É necessário usar dessa arma para a promoção da cidadania.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à coesão frasal, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |