Em um momento tão importante como os jogos olímpicos, percebe-se o quanto é magnifico magnífica a celebração do esporte mundial.
Os jogos olímpicos, que teve tiveram início no dia 5 de agosto na cidade do Rio de Janeiro, mesmo com tão pouco tempo, já transmitem o quão é importante essa união de países em mostrar que esporte é algo bom, não somente no Rio de Janeiro, mas em várias sedes de olimpíadas, como de Sidney e Rússia.
O esporte transmite algo que é marcante a muitas vidas, a superação, (.) tem-se como base a atleta de judô Rafaela Silva, que nas olimpíadas de Londres em 2012, por segundos de vacilo, foi eliminada por aplicar um golpe irregular em sua adversária, (.) mesmo com muita pressão, sendo recriminada, Rafaela deu a volta por cima, e nas olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, é medalha de ouro no judô para atletas na categoria de até 57kg.
Assim como a história de Rafaela, existem muitos atletas ou até não atletas que encontram no esporte a sua superação. Que o esporte seja fonte de inspiração, assim como existem altos investimentos em campeonatos, copas e demais, que assim seja também em escolas públicas, que sirva de forma para mudar vidas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino), à grafia correta das palavras e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto, citando um bom exemplo. No entanto, a discussão ficou muito superficial. O tema é bastante rico e pode ser explorado de forma mais aprofundada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |