A falta de atividade física é um fator que contribui para doenças provocadas pelo sedentarismo. Com a correria do dia a dia, é cada vez mais difícil dispor de tempo para praticar esportes, (;) outro fator influente é o apego a eletrônicos que fazem com que o mundo digital prenda a atenção principalmente das crianças.
Há muitas ações do governo e de ONGs realizadas em áreas pobres, como comunidades, para que o esporte contribua para formar bons cidadãos e diminuir a criminalidade.
Primeiramente, é importante que pais e educadores demonstrem às crianças a importância de atividades físicas, principalmente em longo prazo, isso evita que se tenham idosos com problemas de saúde. É comprovado, cientificamente, que tal prática melhora a coordenação motora, a percepção, agilidade, ensina a convivência em grupo, espírito de liderança, socialização, além de melhoras à saúde, ao condicionamento físico e a à vida acadêmica. É um momento de interagir, de perder e ganhar, de ter contato social e com o ambiente externo.
Em tempos de jogos olímpicos, o que se observa são atletas que demonstram a importância em participar e não somente vencer. É uma evolução no esporte, antigamente era dada maior atenção à competição, o espírito esportivo era praticamente esquecido, hoje em dia, dá-se importância e apoio inclusive aos atletas que não conseguem vencer uma prova, mas que fizeram grande esforço para chegar aonde chegaram. Não são somente as medalhas que fazem a diferença, mas a luta por um ideal. Principal aprendizado, todos os atletas um dia começaram com dificuldades que qualquer pessoa teria, no entanto, se dedicaram, superaram a si próprios e demonstram ao mundo que se não alcançaram seus objetivos ainda, estão cada dia mais perto.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à crase e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |