Atualmente, o modo de vida de cada indivíduo espelha a forma como tal está inserido na sociedade. Há um grande número de pessoas se abstendo das práticas esportivas e se tornando sedentárias, o que interfere não somente na postura física, mas bem como nas relações sociais.
A atividade física beneficia de inúmeras e diferentes formas cada praticante. Aumento da autoestima, melhora da capacidade mental, redução de riscos de diabetes e doenças crônicas, diminuição do stress e da ansiedade, são alguns dos motivadores.
A prática esportiva necessita ser introduzida na rotina de cada pessoa como um hábito. Como concebemos criar hábitos diários requer prática e disciplina, deste modo, consequentemente geramos não somente a rotina da atividade física, mas pressuposto a isso uma alimentação saudável com uma melhora significativa na qualidade de vida.
Considera-se que o esporte é um meio de entretenimento acessível, cuja disponibilidade nas escolas insere uma gama de crianças e jovens. Em termos sociais, este é o primeiro passo para essas crianças que estão sendo incentivadas e estimuladas, a um meio esportivo, a serem inclusas em uma sociedade muitas vezes distante para a maioria, devido ao fato dos altos níveis de carência em grandes comunidades.
De modo mais específico, podem-se mencionar como modelo de inclusão social os Jogos Olímpicos, que por sua vez conduzem em sua longínqua história incalculáveis marcas pessoais de superação, nas quais os atletas excedem seus próprios limites, verdadeiros merecedores de estima. Contudo, não se atribui a todos esse magnetismo. Para alguns atletas, são anos de muita dedicação, esforço e treinamento para atingirem seu objetivo e um tão sonhado título. Diante disso, eles não aceitam menos que a vitória, o que em certos casos os torna desprovidos de caráter.
Compreende-se que a prática esportiva gera grandes privilégios benefícios, seja para você que quem faz atividades regulares e vai à academia ou para os atletas de elite. E é importante ressaltar que o intuito do esporte é proporcionar as às pessoas o aprendizado de cooperar uns com os outros, tal qual ser solidário, não unicamente com o colega de equipe, mas sim com os todos que convivem e fazem parte da nossa vida.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. Evite apenas o uso de fala direta com o leitor, que não condiz com as características de um texto dissertativo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |