A Há muitos anos a prática de esportes e é incentivada na sociedade brasileira, não apenas por gerar melhor saúde, mas também por acreditarem que melhora disciplina e ensina valores importantes para a vida, (.) nas comunidades carentes, essa prática está muito mais ligada em alcançar melhores condições financeiras, posição social e tirar as crianças da rua.
A prática de esportes e é muito vista pelos educadores e pais como uma meio agradável de educar as crianças, pois os as ensinam a comemorar as vitórias e também aprendem a enfrentar as derrotas, os as preparando para vida adulta, (.) no caso dos esportes em equipe, os as ensinam a serem pessoas mais sociáveis, (.) o melhor e é que os esportes fazem com que as crianças de se exercitem, eliminando o sedentarismo em tempos de altos índices de obesidade infantil e jogos eletrônicos, em que não são é necessário fazer muitos movimentos para se divertirem , (.) impôr a prática obrigatória de esportes nas escolas não irá ajudar, a criança tem que ter interesse pela modalidade e sentir prazer ao realizá-la.
Nas zonas periféricas, o esporte também e é visto como forma de disciplinar as crianças e jovens, porém, lá ele ganha caráter de esperança, esperança de que as crianças foquem no esporte e não acabem por ir pelo caminho das drogas e do tráfico. Também têm tem aqueles que sonham em tornarem-se jogadores de futebol, caminho que eles acreditam ser o mais fácil pra conquistar melhores condições financeiras e chegar a uma boa condição social, (.) esse desejo se justifica por conta de da mídia, que o tempo todo mostram pessoas pobres que mudaram de vida através do esporte, principalmente do futebol, mas não mostram a necessidade dos estudos.
É incontestável a importância do esporte na vida das crianças, entretanto, no Brasil, isso vem tomando dimensões perigosas, as crianças estão começando a achar que só o esporte pode trazer melhoras na vida delas e muitos o põem como prioridade, os pais e educadores precisam incentivar as práticas esportivas porém com moderação e esperando que a crianças cresça mais um pouco para poderem decidir se querem se dedicar aquela àquela modalidade esportiva como algo profissional.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à pontuação e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver um texto mais coeso e objetivo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |