Pressão vs Benefícios - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 09/08/2016

Status:

Corrigida
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      No mês de agosto de 2016 o Rio de Janeiro está sediando as Olimpíadas e as Paralímpiadas. Com esse grande evento, algumas questões vem sendo levantadas, sobre por exemplo os benefícios que praticar esportes trás nos traz, (.) numa sociedade em que hoje em dia há muitos sedentários, o esporte vem para incentivar isso e mostrar o tanto de coisas que isso sua prática pode acarretar para a saúde, entre outras coisas.

     Contudo, há um lado obscuro no mundo dos esportes, a grande pressão que eles vivem e que prejudica muito. Apesar de muitos manterem a pose de “vencer não é tão importante, o importante é participar”, nem sempre isso é verdade, muitos sofrem com a pressão da mídia, fãs, treinadores, pais etc... para vencer, e acabam muitas vezes usando de métodos errados para conseguir de qualquer modo chegar ao pódio.

     Além disso, muitos atletas sofrem várias contusões ao longo da carreira, e isso fragiliza o corpo, o que causa muitos problemas de saúde. Ao mesmo tempo que o esporte faz bem para a saúde, ele também faz mal se usado de forma indevida e exagerada.

     Existe também um acesso muito dificultado ás às olimpíadas por parte dos países pequenos e pobres, e muito preconceito com alguns atletas.

     Concluímos, então, que o esporte feito de maneira correta trás traz muitos benefícios a à saúde e ao corpo, porém também a muitas coisas obscuras por trás do mundo do esporte. Uma forma de melhorar seria reforçando os exames antidopings e uma maior a vigilância, e também ter uma maior atenção com os treinadores e colegas dos atletas, para que assim se consiga evitar ou diminuir essa pressão exarcebada. Poderiam ser criados também projetos de inclusão aos países menos desenvolvidos, dando mais oportunidades a esses atletas.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase, à pontuação e à regência.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200