O que podemos aprender com a prática esportiva? - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 09/08/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O período Neolítico foi marcado por grandes transformações. O homem, a partir deste momento, passou a se enxergar como um ser social, portanto, passou a viver em grupo. Uma das principais características do período foi o desenvolvimento da agricultura, que trouxe para o homem uma comodidade, pois a partir disso passou a morar próximo a rios, plantar alimentos e não depender totalmente da caça para sobreviver. Uma das maiores consequências do desenvolvimento humano no período neolítico foi o chamado sedentarismo. Atualmente, o sedentarismo é considerado a doença do século.

Inúmeras são as consequências do sedentarismo, por isso, cada vez mais adultos e crianças são incentivados a praticarem atividades esportivas. Um dos maiores incentivos que o Brasil ofereceu a à população foi sediar os Jogos Olímpicos, pois mostram uma variedade de esportes disponíveis para àqueles aqueles que querem iniciar uma prática esportiva. Além de mostrar que o esporte não se trata apenas de uma competição, pois também existe superação de limites, desafios, lágrimas e vitórias.

O esporte, durante a infância, por exemplo, ajuda a moldar o caráter do indivíduo. Além do desenvolvimento físico e motor, age também no desenvolvimento social, pois a criança, desde cedo, compreende a importância do trabalho em equipe, regras, condições e, principalmente, aprende a lidar com frustrações. Existe uma geração que não consegue lidar com derrotas, talvez se o esporte tivesse presente na vida dessas pessoas, elas saberiam lidar melhor com as mais diversas situações.

Fica evidente a importância da atividade esportiva. O governo brasileiro deve continuar incentivando a população com campanhas televisivas, eventos, construções construção de espaços onde esportes possam ser praticados gratuitamente e com segurança. Os pais também têm um papel importante, devem, cada vez mais, incentivar os filhos a praticarem esportes e, principalmente, mostrar que o esporte vai muito além de uma competição. Aos poucos a população vai abandonando o sedentarismo e compreendendo que o esporte é libertador.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à pontuação.

O texto abora o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200