É consenso que a prática de esportes é um bem considerável para a população,principalmente para as crianças. Dentre tantos fatores que comprovam isso, temos a inclusão social como elemento marcante e a promoção de saúde aos que praticam esportes.
Sabe-se que a inserção social ainda é uma situação assoladora em meio a sociedades carentes, e que no mundo contemporâneo o esporte vem combatendo esse fato inoportuno. Prova disso é a judoca Rafaela Silva, a qual tem origem humilde,vindo de comunidade carente, e sendo negra,o que,infelizmente, ainda implica em exclusão social, conseguiu o lugar mais alto do pódio nas olimpíadas do Rio de Janeiro, e por consequência a aceitação e admiração da humanidade.
Outro grande benefício que o esporte traz para a população é a saúde. Uma vez que haja tal prática, torna-se facilmente notório notória as ausências de doenças coronárias,excessos de peso e de pessoas sedentárias, e o mesmo contribui para o desenvolvimento da coordenação motora de crianças.
Portanto, o esporte é indubitavelmente de grande valia para todos os seres humanos e deve ser inexorável nos planos dos governantes para o progresso da nação. Somente sociedades que tiveram como prioridade a implantação de projetos para a prática de esportes viram a evolução da população.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver uma argumentação mais aprofundada e abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |