Disciplina,competitividade,companheirismo,equilíbrio,superação,coragem,determinação,humildade e igualdade.Uma pessoa que pratica um esporte, terá mais saúde, porque ajuda o corpo á a ficar mais forte, a mente á a ficar mais leve e, com isso, terá uma saúde melhor.Podemos aprender tudo de bom com a prática do esporte! Esse texto será pequeno para escrever todos os benefícios trazidos por ele.*
Já os que praticam profissionalmente, terão muita resignação, muito isolamento perto das competições, e muita disciplina. A vida de um atleta profissional não é nada fácil, convivem com dores constantes e as às vezes se machucam feio, e passam por longo tempo de recuperação. Mas, para eles tudo vale a penas, pois escolheram o esporte para suas vidas. E se tornam vencedores. (,) Orgulham suas Nações e o mundo.
O esporte é muito importante para a vida de todos, pois é cheio de valores e dignidade. Uma pessoa que tem contato com um esporte muito provavelmente será um cidadão melhor para o mundo. Muitos campeões pelo mundo, entraram no esporte, porque eram indisciplinados e rebeldes, então, os pais, vendo aquilo, colocaram os filhos em um esporte para eles adquirirem disciplina. Esse foi o caso de Rafaela Silva, a primeira medalhista de ouro do Brasil, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016! (.) Ela é um caso claro de que o esporte transforma perdedores em vencedores! (,) Esse é o poder do esporte. Faz a pessoa acreditar, que, nossos sonhos a gente é quem constrói. Parabéns Rafaela Silva do Brasil!** Medalha de ouro no Judô, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, Brasil 2016.
Comentários do corretor
* Esse tipo de afirmação que não traz informações ou é desnecessário para a construção da argumentação deve ser evitado. A dissertação é um texto formal e impessoal. Empregue esse tipo de expressão em artigos de opinião, por exemplo, mas em uma dissertação não faz sentido, apenas ocupa espaço.
** Outro trecho que não condiz com a estrutura da dissertação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas o tipo de texto abordado não é a dissertação, como demandado. Estude melhor e observe as características desse tipo de texto no momento da escrita.
Atenção também à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |