Esporte como instrumento de manutenção social - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 08/08/2016

Status:

Corrigida
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  Aprendizado. Esse conceito, se refere ao objetivo de grande parte das experiências humanas. Para tanto, desde a Grécia antiga, filósofos buscam entender quais ações trazem verdadeiro conhecimento ao ser humano. Hoje, entendemos que as práticas esportivas, que antes eram vistas somente como prática de lazer ou com finalidade competitiva, são capazes de transmitir valores como disciplina e honestidade.

 Em primeiro lugar, nota-se que, a prática esportiva pode contribuir de maneira significativa para a manutenção da saúde mental e física do ser humano, principalmente quando iniciada desde a primeira infância, quando estão sendo desenvolvidos metabolismo e cognição do indivíduo. Porém, um fato pouco explorado no Brasil, é a potencialidade do esporte como forma de educação. Por desenvolver disciplina, respeito ao próximo, espírito competitivo e responsabilidade, o esporte é um importante pilar para a manutenção social.

  Outra questão a ser tratada, é a eficiência demonstrada pelo esporte no combate à criminalidade. O fato é que, quando o jovem tem contado contato com atividades esportivas, em conjunto com outros indivíduos, recebe orientação para a prática social, além de aprenderem a respeitar o outro, assim, integrando-se. Diante disso, ONGs Brasileiras, como o Instituto Bola pra Frente no Rio de Janeiro, resgatam crianças e jovens das ruas e através do esporte, afastando-os do tráfico de drogas, e das milícias que comandam áreas pobres das cidades brasileiras.

  Entende-se, portanto, que o ser humano apresenta grande potencialidade para desenvolver habilidades e valores através de atividades e experiências. Então, é dever do Governo Federal, prover verba para a disponibilizar espaços destinados à prática de atividades esportivas, esses, devem apresentar acessibilidade para cidadãos com deficiência, e estrutura para atender indivíduos de todas as idades. Outrossim, é dever do Ministério da Educação investir na realização de atividades físicas dentro das escolas, diante da supervisão de profissionais de educação física.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200