Esporte: educação e inclusão - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 08/08/2016

Status:

Corrigida
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     Na Grécia Antiga, as olimpíadas eram um símbolo religioso, político e cultural, e proporcionavam um armistício entre as cidades-estado. Nos dias atuais, o esporte deve ser visto como um poderoso instrumento de inclusão e interação, além de proporcionar hábitos saudáveis e de bem-estar. Porém, para que esses efeitos sejam atingidos, é necessário são necessárias práticas educativas eficazes e resolutivas em suas propostas.

     As olimpíadas e paraolimpíadas, assim como a copa do mundo, mostram às pessoas que, de fato, o esporte pode incluir e fazer com que haja relação entre povos e culturas universais, oferecendo, sobretudo, o respeito às diferenças, a união, a paz e a harmonia com a diversidade.

    As práticas educativas colaboram fortemente na comunicação das pessoas, efetivando o respeito aos diferentes pensamentos e ideologias, (.) no entanto, não é raro são raros casos de discriminação nos jogos. Algumas pessoas acabam se tronando tornando alvos de xingamento, racismo e preconceitos atrelados ao pré-julgamento estereotipado de que algumas pessoas não são capazes de participar de determinado esporte ou ao fato da distinção destas práticas, exclusivamente à diferenciação de sexo.

    Portanto, para que o esporte cumpra com o seu papel na sociedade, é preciso incentivo e investimentos que desenvolvam os talentos pessoais, sem distinção de gênero. O Governo, por meio do Ministério do Esporte, deve incrementar as politicas públicas esportivas criando práticas pedagógicas eficientes, também como providencie providenciar a infraestrutura necessária e disponibilize disponibilizar instrumentos para as atividades. Só assim, pode-se educar e construir uma sociedade melhor, por meio do esporte.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à pontuação e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar melhor exemplos e fatos atuais sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200