De um lado, tem-se o carro, os jogos eletrônicos, o sofá, as comidas de ‘’ fast-food’’. De outro, a alimentação saudável, a caminhada no parque e, principalmente, a prática de esportes. Assim, em um mundo em que, como muitos sabem, o número de pessoas obesas, com problemas cardíacos e cada vez mais sedentários sedentárias, vem crescendo assustadoramente, porque por que não pensar em medidas eficazes e prazerosas que invertam esse placar?
Se antes muitas crianças brincavam nas ruas e em áreas de lazer, hoje, dificilmente observa-se isso. Os adultos, por exemplo, em grande maioria, não vão mais a pé ao trabalho, à padaria, muitas vezes, nem mesmo à academia e a parques. Assim, embora as cidades brasileiras tenham mudado bastante da década de 60 até o presente, implicando no fim de muitas das atividades citadas anteriormente, isso não significa que o corpo humano também tenha se modificado a ponto de não precisar mais de cuidado. Ou seja, ter uma alimentação que inclua frutas e vegetais - em quantidades significativas -, no cardápio; praticar algum tipo de esporte diariamente, mesmo que durante alguns minutos, sabe-se, podem contribuir para o bem-estar físico do corpo.
Além disso, jogar futebol, basquete, correr, dentre muitos outros tipos de esportes e atividades físicas são armas fundamentais para a saúde da cabeça, isto é, praticar atividades como estas podem contribuir para o bem-estar emocional da pessoa como um todo. (,) Tendo, também, papel fundamental na inclusão social tanto de ‘pessoas normais’, quando de deficientes físicos de todos, inclusive de deficientes físicos.
Dessa forma, pode-se observar o quanto é importante se é a prática esportiva no cotidiano, e de como ela pode e deve ser usada no combate ao sedentarismo e muitas outras doenças que ocorrem por falta dela causa dele. Logo, faz-se necessário que as famílias revejam e mudem a forma como elas cuidam do seu corpo; sendo a realização de esportes uma das boas soluções para isso.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordancia de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |