Multifuncionalidade esportiva - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 05/08/2016

Status:

Corrigida
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Ao longo dos anos, a prática esportiva vem assumindo papéis importantes na sociedade. Há séculos atrás, na Grécia, o esporte servia de aproximação entre os homens e os Deuses; há anos atrás, na Costa Do Marfim, o esporte, mais precisamente o futebol, serviu para interromper uma guerra civil que ocorria no país; e, atualmente, o esporte vem encarregando-se de novas funções, dentre as quais vale destacar: o esporte como meio de inclusão social e como ferramenta para uma vida saudável.

A princípio, é importante destacar* ressaltar, a ligação entre o esporte e a saúde, tendo em vista que, cada vez mais a sociedade vem substituindo a prática esportiva por atividades de cunho tecnológicos. Segundo o IBGE, 45% da população brasileira não pratica nenhum esporte. Tal fato, ligado ao sedentarismo, pode ocasionar uma série de problemas para a saúde do indivíduo, como, problemas respiratórios, problemas cardíacos e diabetes.

Ainda convém lembrar que, o esporte é uma ótima ferramenta de inclusão social, pois durante a sua prática, o que predomina são as regras do esporte em questão, e pouco importa a cor do indivíduo, a sua crença, etnia, entre outras coisas. Podemos tomar como exemplo a ONG, Gol da igualdade, que une crianças israelenses e palestinas através do futebol em Jerusalém.

Dada a complexidade do assunto, é fundamental, entender que a prática esportiva é de extrema importância para a sociedade. Sendo assim, é necessário que o Ministério do Esporte, em parceria com ONG's, invista e desenvolva projetos para que se torne acessível a prática de esportes, principalmente em comunidades de baixa renda. Além disso, é ideal que o Ministério da Saúde, em parceria com a mídia, desenvolva campanhas alertando à população sobre a importância da prática esportiva. 

 

Comentários do corretor


* O termo destacar já havia sido empregado na frase anteior. Opte por um sinônimo.

Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à não repetição de termos, que tornam o texto redundante.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida, com exemplos pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200