Nos últimos anos vem aumentando, cada vez mais, o estímulo a à prática de esportes. Um dos principais motivos é o sedentarismo que afetam jovens e crianças, a famosa geração cabeça baixa, que trocaram as brincadeiras de rua com os amigos, para olhar a vida social nos smartphones e tablets. Assim, o principal método de estímulo a pratica à prática de esporte é a mídia, com propagandas direcionadas especialmente aos pais para mostrar os benefícios do esporte.
A prática ao do esporte ajuda na manutenção do nosso organismo, reduzindo riscos de doenças cardíacas, uma dos principais das principais casos causas de morte nos jovens. Também ajuda a elevar a autoestima, que é considerado considerada, quando baixa, uma das principais causas de depressão, e a diminuir o estresse e a ansiedade provocada na maioria das vezes pelo caús caos da cidade grande; trânsito, faculdade, escola, emprego, etc.
Seja praticado na academia, na escola ou em outros campeonatos, o esporte ajuda a formar pessoas de bom caráter e boas qualidades, ajuda a descobrir talentos para os famosos jogos olímpicos e a quebrar barreiras para os deficientes, que hoje podem praticar modalidades adaptadas.
Contudo, o esporte ensina as pessoas a trabalhar em equipe, a assumir responsábilidades responsabilidades, a buscar seus objetivos através do próprio esforço, a aprender com as vitórias e também com as perdas. O esporte deve ser estimulado pela mídia, pelos pais, pelos médicos e pelo governo e utilizado como instrumento de integração de uma juventude mais ética.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar melhor dados e fatos concretos e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |