A prática esportiva acompanha a humanidade desde a antiguidade. Surgiu na Grécia Antiga, e há dois séculos, foi imortalizada no que é hoje. Antigamente, juntamente com os espetáculos de gladiadores, a prática de competir era tida como meio de entreter a população pobre, a chamada política de Pão e Circo. Agora, esse estigma de oferecer só entretenimento mudou, (;) hoje, praticar atividade física é sinônimo de bem estar e companheirismo.
O esporte alimenta, da dá força, (e) determinação, (.) quem nunca ouviu esses títulos atribuídos ao esporte. (?) A prática de exercícios físicos alimenta o corpo, pois ela é responsável por liberar uma série de hormônios no nosso organismo, como a Endorfina, que proporciona uma sensação de bem estar. O esporte da dá força, ; Lars Grael, Fernando Fernandes, essas, são duas personalidades do esporte, que(,) apesar da adversidade(,) tiveram força para continuar. Grael teve uma de suas pernas amputadas em acidente quando velejava. Fernando foi outro que, após um trauma, ficou paraplégico.
Esses dois esportistas são uns dos grandes incentivadores do esporte no Brasil. Com institutos que carregam o seus nomes e sua história, eles decidiram continuar e incentivar as pessoas a aderirem à vida esportiva. São muitos os jovens que fazem parte de programas que visam dar acesso ao esporte, e que fora dele, poderiam estar na criminalidade e longe das escolas.
Por fim, a Olimpíada é o ápice do esporte, é ela que vai levar o espirito esportista para bilhões de pessoas no mundo, através dela todos poderão estar em contato com o lema da competição, que visa mostrar ao mundo que somos um só, somos todos olímpicos, todos podemos usufruir do bem estar esportivo.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, com exemplos pertinentes ao assunto. No entanto, é possível desenvolver uma análise mais aprofundada e crítica a respeito.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |