A desigualdade social é um problema que afeta vários países do mundo. É caracterizada pela desigualdade na distribuição de rendas, principalmente em países subdesenvolvidos onde o contingente populacional é maior. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), um dos maiores problemas que geram essas divergências é a falta de acesso à educação, política fiscal injusta e irregular, baixos salários e dificuldade de acesso a serviços básicos. É importante que ocorra uma administração justa para atender as às necessidades sociais, voltadas principalmente para os bairros mais pobres.
O Brasil está na oitava colocação de países mais desiguais socialmente e economicamente do mundo. O que mais preocupa é a diferença de rendas, que é desproporcional para cada indivíduo. As diferenças grupais, segundo Rousseau, tendem a acumular-se em pessoas que têm o histórico familiar pobre, tendo menos chances de obter um alto nível de instrução, gerando assim o aumento da fome e pobreza.
As divergências sociais estão presentes no cotidiano de milhões de pessoas. E o que se percebe é o aumento no número de desemprego e a falta de planejamento e exclusão social. Essas pessoas são expostas a uma série de preconceitos, particularmente aquelas que moram em bairros pobres, conhecidos popularmente como favelas.
Diante disso, cabe uma intervenção governamental na melhoria de projetos sociais, cursos profissionalizantes capacitando jovens e adultos, geração de empregos e aumento salarial para que as mesmas gozem de uma vida digna.
Comentários do corretor
Bom texto, porém foge da proposta deste mês. A fuga ao tema zera redações no Enem e em outros processos seletivos. Atente-se ao tema proposto, leia a coletânea com atenção e restrinja-se ao assunto mencionado na proposta.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 0 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |