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O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 04/08/2016

Status:

Corrigida
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O tema em latim dos jogos Olímpicos "Citius, altius, fortius" (mais rápido, mais alto, mais forte) retrata o ideal grego de um corpo humano perfeito. Na Grécia Antiga, portanto, a prática esportiva estava intrinsecamente ligada ao "culto ao corpo". Todavia, o papel do esporte na sociedade contemporânea não só preserva esta herança da Antiguidade Clássica, como também promove inúmeros benefícios sociais para o país. 

Diante do crescimento da violência e da criminalidade no Brasil, a prática esportiva é uma importante ferramenta de transformação social, uma vez que tira crianças e adolescentes das ruas e, assim, ajuda na prevenção e no combate às drogas e à violência, contribuindo para a promoção da segurança pública. Além disso, há incentivos como o programa Segundo Tempo, o qual é uma parceria entre o Governo Federal e ONGs que, através de atividades esportivas, mantêm na escola por mais tempo as crianças da rede pública de ensino. Tal medida atinge 1 milhão de jovens em áreas carentes, em 800 municípios de todos os estados da federação. 

Convém lembrar, ainda, que o esporte preserva até os dias de hoje o ideal grego do "culto ao corpo". A busca por um corpo bonito faz com que muitas pessoas frequentem cada vez mais academias e salas de musculação e, em alguns casos, utilizam utilizem substâncias nocivas à saúde para uma "modelação corporal" imediata. A prática de esportes, por outro lado, só promove benefícios ao organismo humano; (,) além de ajudar a alcançar essa beleza física de maneira segura e instrutiva, uma vez que a disciplina e o comprometimento são indispensáveis por parte daqueles que  praticam alguma atividade física. 

Em decorrência disso, cabe ao terceiro setor - composto por associações que buscam se agrupar para conseguir melhorias sociais - a tarefa de conscientizar, por meio de mais palestras e grupos de discussão, as famílias de todo o Brasil sobre a importância da prática de esportes pelas crianças e adolescentes, sendo os pais os responsáveis de por incentivar seus filhos a se engajarem em algum esporte. Por fim, o Governo Federal deve fazer uso da força de influência da mídia para aumentar a veiculação de propagandas que esclareçam os benefícios estéticos e físicos das atividades esportivas; atraindo, assim, mais pessoas para praticá-las.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à concordância verbal e de número (singular e plural) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200