Michael Phelps, Pelé, Usain Bolt, Serena Williams e o imortal Muhammad Ali são a prova de que o esporte é fundamentalmente o elo de ligação entre disciplina e cidadania. Eles são alguns exemplos de que a prática esportiva tira o homem de um caminho obscuro e o faz correr em direção a um destino longe dos perigos da violência. No Brasil, apesar de muitos jovens ainda estarem (sem a mínima opção de escolha) no crime organizado, as oficinas esportivas têm o papel de apagar as marcas de uma sociedade excludente e inserir o jovem esportista em uma nova realidade que o faça acreditar na esperança de uma vida mais digna.
Como se sabe, Estado e esporte atualmente disputam uma feroz batalha contra as facções criminosas, tudo para tirar da mira do tráfico a cada dia mais e mais jovens que têm pleno potencial a ser desenvolvido dentro das quadras. Além de um vínculo social, a prática esportiva ajuda em termos educacionais, e isso se justifica pelo fato de que as “escolinhas” exigem do atleta um alto desempenho escolar, ou seja, participam das atividades apenas os que também são craques na hora da prova. Um outro exemplo a ser destacado é o benefício que o esporte traz para o organismo, pois segundo dados publicados no site Brasil Escola, a prática de atividades retarda o envelhecimento, controla os níveis de colesterol e até trabalha na redução do stress, basicamente, um santo remédio.
Fica claro a partir de então que o lado esportivo, quando desenvolvido, gera múltiplas vantagens, seja na área social, educacional ou em muitas outras. Entretanto, a atual realidade tupiniquim mostra que o incentivo aos atletas brasileiros ainda é insuficiente. Para tentar corrigir essa verdadeira “bola fora”, uma intervenção cabível seria um levantamento criterioso por parte do Ministério do Esporte (em parceria com as prefeituras municipais) de regiões que sofrem com o crime e necessitam de um investimento prioritário pois, dessa forma, mais jovens começarão a receber uma bola ao invés de um fuzil.
Portanto, a prática esportiva não é apenas um fator de diversão, mas um elemento de correção de erros sociais que imperam na atual sociedade. O esporte dá a oportunidade de o indivíduo subir a um patamar físico, cultural e social mais elevado e enxergar de lá o paraíso que representa uma vida longe da violência. Com tal proposta de intervenção, um maior número de jovens subirá a esse patamar, e veremos nos jogos olímpicos, meninos e meninas sendo como Phelps, Pelé, Serena ou quem elas eles bem quiserem alcançar.
Comentários do corretor
Atenção à coesão frasal, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 950 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |