Esporte sem miséria - Banco de redações


O que podemos aprender com a prática esportiva?

Enviada em: 03/08/2016

Status:

Corrigida
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Atualmente, a importância do esporte na vida das pessoas tem sido muito comentado comentada, isso devido as às olimpidas que estão sendo cediadas sediadas no Brasil. Durante muitos anos as pessoas foram alertadas sobre a importância da prática de esportes para ter uma melhor qualidade de vida. (,)  Se livrar como livrar-se do sedentarismo, obesidade, depressão, ansiedade e muitas outras doenças crônicas, causadas pela falta de prática de esportes. Mas nós devemos nos lembrar que o esporte é essencial não só pela qualidade de vida, mas também porque da dá oportunidade a todas as pessoas, independente da classe social. Muitos esportistas da atualidade tiveram, no passado, uma vida de miséria, em que passaram fome e muitas outras necessidades. O esporte deu á a essas pessoas a chance de mudar totalmente sua perspectiva de vida através de uma coisa que eles sintam prazer fazendo.

Um exemplo claro da superação de vida através do esporte é da lutadora de judô, Rafaela Silva, que enfrentou pobreza, racismo e muita humilhação, mas que hoje almeja o ouro das olimpiadas. Rafaela é nascida da na Cidade de Deus, e conheceu o judô porque brigava muito nas ruas, mas hoje sua única briga é para conquistar um lugar no pódio. Rafaela foi só um dos muitos exemplos de pessoas que venceram todas as dificuldades para conquistar o sonho de ser esportistas.

Portanto, entende - se que o esporte é mais que essencial na vida das pessoas, tanto para saúde quanto para superação de vida. Os investimentos do governo federal para que as olimpiasdas olimpíadas pudessem ser cediadas sediadas no Brasil, foram exageradamente elevados, mas se essa verba fosse usada para tirar as crianças da rua e levá - las ao pódio, em um futuro não tão distante, nós teriamos uma geração de esportistas bem sucedidos que, com certeza, trariam melhorias para o nosso país em relção a à vida de muitas outras pessoas.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à regência verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando um exemplo atual e pertinente sobre o assunto. Atenção apenas à impessoalidade, característica do texto dissertativo que não foi totalmente respeitada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200