Porte de armas:autodefesa e ampliação da violência - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 26/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil(,) o porte de armas pela população civil é proibido restrito há uma década pelo Estatuto do Desarmamento(.) , no entanto; (,) frente à violência vivida pela população brasileira, volta-se a questionar a liberação da posse de armamento. Em relação ao exposto, é possível destacar que tal prática (possui) tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado, tal prática pode (se) apresentar como um instrumento de autossegurança; por outro, apresenta-se como ampliação da violência.

Podemos perceber que o brasileiro não possui o direito de ir e vir com segurança conferido a todos o cidadãos pela ONU e, pela Constituição Federal de 1988. Constantemente sofre com roubos e, como (se) não o bastasse, sofre com o dilema de poder ser vítima do próximo assassinato. Isso porque não possui o Estado privando pela sua segurança(,) e, nem o poder de se defender de tais atos, fica à mercê dos criminosos.

Entretanto, como não se controla a violência dentro do país(,) que cresce todos os dias, - segundo o Mapa da Violência(,) de 1980 a 2012 houve crescimento de 367% de vítimas de armas de fogo -, o desarmamento pode ser uma forma de potencializar o porte de armas de delinquentes, já que a fiscalização pode sair do controle do Poder Público. Além disso, apesar de ter crescido os números de assassinatos, no período de regência do Estatuto do Desarmamento, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)(,) houve a queda de 12,6% na taxa de homicídios do País.*

Desse modo, o governo deve amplamente investir na segurança da sociedade para que a ela se sinta segura e não precise recorrer em fazer justiça com as próprias mãos, como também investir em educação, pois, uma nação educada, que sabe respeitar o próximo, que possui discernimento de compreender os direitos de cada um, não infligirá o direito de vida concebido a cada ser humano.

Comentários do corretor


* Falta coesão entre os argumentos. Um deles é contrário a um controle rígido no porte de armas, o outro é favorável. O uso do "além disso" dá a entender que você traria outro argumento contrário.

Atenção à pontuação e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, mas há trechos incoerentes e sem coesão.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200