Porte de armas é um assunto bastante polêmico e há pessoas extremistas em ambos lados, tanto a favor ou contra, mas sendo sendo um tema que não discutimos profundamente. Alguns países possuem leis que aprovam o porte de armas dos habitantes, como os EUA, mas será que em nosso país, essa decisão diminuiria o nível de criminalidade?
Sabemos que mesmo sem leis, muitas pessoas adquirem armas por contrabando, algumas para autodefesa, mas a maioria com outras intenções. Enquanto marginais estão livremente expostos à a armas de fogo e roubando cidadãos de bem, outros se encontram recuados diante da sociedade(,) amedrontados pela possibilidade de um roubo à a qualquer momento. Em certos países(,) a população reage à a assaltos graças ao porte de armas.
Pesquisas recentes afirmam que a população brasileira aprova armas para defesa, mas apesar de parecer uma solução, pode não ter os efeitos desejados. O porte sem necessidade de autorização não funcionaria no Brasil, especialmente pela falta de instrução e educação de muitos habitantes. Mesmo com a autorização(,) a fiscalização deve ser rigorosa, acarretando mais preocupação para o Estado.
Para um nível satisfatório de queda de criminalidade, só o porte de armas não seria viável para o governo mudar suas leis, pois para os efeitos aparecerem, também seria necessário controlar a desigualdade social, a educação, saúde e moradia. A mudança não é repentina, e ainda há falta muito para que a criminalidade no Brasil seja menor. Não podemos nos acomodas acomodar com esta situação, precisamos escolher candidatos eficientes, reivindicar mudanças para os governantes, fazer campanhas, e(,) principalmente, ser cidadãos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à regência verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados específicos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |