portes de armas pela população civil - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 26/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Portes de armas pela população civil

Como ninguém esta está livre de violência, temos que nós nos defender. Porém(,) como nos defender nos dias de hoje? Uma das bandeiras de Obama é dificultar a venda de armas para pessoas com histórico criminal ou doenças mentais, certo (de) que com essas condições diminua diminuiriam o índice de morte por armas de fogo. As mulheres são as maiores vítimas do desarmamento. Os bandidos dominam as armas(,) chamando a atenção sem dar oportunidade paras os outros.

Com as condições mais rígidas fica melhor, portanto pois, já sabemos que nem todo cidadão poderá ter o porte legal de armas, somente aqueles que seguirem as instruções e estiverem dentro das condições propostas. O que ocorreu nos Estados Unidos foi um verdadeiro massacre, mais mas isso também nos mostra que muitas pessoas(,) sem ter a posse legal de armas, têm armas*. Se as armas não forem  para o cidadão, é para os bandidos!  A criminalidade não tem fim.

Se o cidadão de bem for proibido de ter a posse legal de armas, ele se torna um alvo fácil para os bandidos; porém, se um cidadão de bem tiver a posse legal de armas será mais difícil, (.) não quero** dizer que ele estará livre de ser um alvo(,) mais mas sim que ele estará mais protegido e seguro. Os bandidos, dominar dominam, têm exclusividade sobre as armas. Isso nós mostrar nos mostra quer, enquanto o cidadão de bem não pode ter armas, os bandidos têm o caminho livre para, roubar, matar, estrupa estuprar, fazer o que eles bem entenderem(,) enquanto o cidadão fica parado sem poder se defender! As mulheres são alvos muito fáceis para os bandidos; tentativas de estupro são consumadas 32% das vezes, mas o índice cai para 3% quando a vítima está armada. A proteção adicional que uma arma de fogo oferece a à mulher e é enorme.

Logo, Todo todo cidadão tem o direito de se defender, desde que ele saiba como fazer isso para não prejudicar ninguém. Tem que saber como e quando deve usar a arma, certo que a criminalidade não vai acabar, mas a segurança do cidadão pode aumentar. “Bandidos têm mais medo de enfrentar uma vítima armada do que a polícia”. O ser humano tem o direito de não ter sua integridade física ameaçada ou violada. Não importa raça, tribo, cor ou religião(,) o importante e é ser feliz e viver tranquilo e seguro, sem medo do que pode acontecer.

Comentários do corretor


*O exemplo dado não cabe no contexto, porque o autor do massacre em Orlando adquiriu a arma de forma legal, mesmo já sendo um investigado da polícia dos EUA.

** dissertação é um texto impessoal e formal. O uso de primeira pessoa não é adequado.

Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto com embasamento em parte da argumentação, mas há trechos mal elaborados que tornaram a dissertação um pouco confusa.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200