No que se refere ao porte de armas pela população civil, pode-se perceber (que) essa posse é algo muito preocupante diante dos fatos vistos no cotidiano, (.) as pessoas usam desse meio como brinquedo, muitas não têm consciência do que vem a ser vida, respeito ao próximos. Além do mais(,) que o Brasil não é um país que tem estrutura para comportar a aceitação dessa lei de legalização do porte de armas.
Tendo em vista a atual situação do Brasil, é possível ver os altos indicies índices de criminalidade, não apenas com armas de fogo, mas com uma grande ressalta ressalva (de) que a arma de fogo facilita bastante o trabalho das pessoas que não sabem valorizar a vida. Hoje já não é mais tão difícil ver noticiários onde pessoas matam as outras por absolutamente nada. Ainda que houvesse legalização com treinamento adequado(,) não iria melhorar em nada, iria apenas piorar os indicies índices, pois agora o acesso seria bem mais fácil.
(Diante d)A falta de amor ao próximos em consonância com a pouca estrutura que o país tem, não há benefícios. Pois, o Brasil tem muito ainda a se fazer para estar querendo(,) a essa altura do século XXI(,) querer que haja legalização do porte de armas. Inicialmente, é um país que deve se preocupar com educação, com bem estar, com boa estrutura familiar, depois sim arrumar as coisas mais banais.
Sendo assim, é necessária uma atenção maior dos órgão governamentais e da comissão judiciária parlamentar que tem o dever de aprovações de leis, (devem) rever melhor a situação atual do Brasil, para que reflitam se é realmente necessário e se tratara trará algum benefício. Além de que é imprescindível a consciência do cidadão brasileiro com o manuseio de armas, pois ainda que não (tenha sido) aprovado o uso legal pela população civil(,) já vem causando vários estragos a muitas famílias.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem explorar dados e fatos atuais e pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |