Ter segurança é importante - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 25/07/2016

Status:

Corrigida
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Desde o princípio da humanidade os mesmos criaram foram criados meios de defesas para atacar ou ameaçar um ser. Com a necessidade de proteção e a tendência a agressões próprias ao homem, orientam seus esforços para (o) desenvolvimento e fabricação de armas. Há que se observar que, todos os dias são evidenciados pela mídia o aumento de hostilidades e roubos, entre outros fatos. Porém, se todos os indivíduos possuíssem uma arma e fossem treinados para utilizá-la(,) como seria a real situação?

No Brasil(,) a sociedade civil só pode ter porte de armas mediante a uma permissão que é vigorada regida por lei, criada em 2003 e aprovada como o Estatuto do Desarmamento, que relata as medidas de restrição sobre a posse e o uso de armas.

No entanto, no Congresso é tramitada tramita a revogação do Estatuto(,) que (o) tornará esse mais afável a restrições de porte de armas.  De acordo com o site EBC, O o projeto é batizado de Estatuto do Controle de Armas, dando ao cidadão que cumpra requisitos mínimos exigidos na proposta o direito de comprar e portar armas de fogo, incluindo também as pessoas que respondem a processo por homicídio ou tráfico de drogas. Reduzindo de 25 para 21 anos a idade mínima para comprar uma arma e garante o porte de armas de fogo a deputados e senadores.

Enfim, essa revogação é de grande valia, pois trará à população o direito de autodefesa e a diminuição de violências, ajudando assim o Estado na segurança publica, (.) tendo essa mudança na lei(,) os indivíduos que aderirem ao porte de armas deverão ser treinados para maiores cuidados e conhecimento de como usar uma arma. Não será só a população beneficiada, o governo terá o controle de quantas armas estão circulados pelo país de forma legal.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, mas em alguns trechos a argumentação parece levar a um caminho diferente do caminho da conclusão, ou seja, há falta de coesão entre argumentos e posicionamento.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200