Mais segurança, menos armamento - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 24/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao presenciar tamanha incapacidade dos países diante de tantos atos terroristas no mundo, reforça-se a necessidade de endurecer o acesso às armas de fogo no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer o sistema  de segurança vigente. 

Se os países desenvolvidos - mais bem estruturados e preparados - não têm conseguido lidar com o controle de armas em seus territórios, aqui ficaria ainda mais difícil tal gerenciamento, porquanto o Brasil possui diversos problemas para resolver e esse seria mais um empecílio empecilho para seu desenvolvimento.

Assim, a nação não precisa rever o Estatuto do Desarmamento, como alguns o querem, a necessidade é de que se melhorem as táticas e organizações do sistema de segurança, uma vez que a população se sente insegura e acaba por escolher opções ruins, como a justiça com as próprias mãos. 

Ademias Ademais, presencia-se, através dos meios de comunicação, a falta de paciência dos cidadãos mediante ao caos que a sociedade brasileira vive, demosntrando que ela não está preparada para se armar, pois são brigas de trânsitos, discusões por filas, inimizades entre vizinhos, agressões grátis por meras palavras desagradáveis etc. 

Ainda, tem-se a possibilidade de tais armas, transitando dentro da legalidade, serem desviadas para outras finalidades como roubos, tráfico de drogas e homicídios, porque o cidadão não estará livre de assaltos e nem todos terão boas intensões ao adquirir uma licença pelos meios lícitos. 

Por outo lado, o país deve investir em políticas de paz, melhorando o bem estar da comunidade e punindo com rigor e eficiência os que atrapalham o bom andamento da vida em sociedade. As políticas de segunrança devem ser reavaliadas e melhoradas, fazendo com que os cidadãos possam sentir-se seguros e tranquilos.

Nesse sentido, a educação deve vir como prioridade e como forma de prevenção de iminentes criminosos, demonstrando os caminhos justos, legais e humanos desde os primeiros anos de vida, a fim de que no futuro tudo possa ocorrer conforme o planejado. 

Com isso, conclui-se que o país precisa sim melhorar sua segurança, e não possibilitar o aumento de armas em posse dos cidadãos.

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     950


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200