- Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 24/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 2005,no Brasil,houve uma eleição em referendo nacional sobre o desarmamento da população civil,onde a maioria da população com aproximadamente 60 milhões de pessoas foram contra a proibiçao da venda e do uso de armas legais.Isso se evidencia não só pelo povo saber que possui o direito à defesa como também pelo medo de um possível regime totalitário,onde que impossibilitaria uma reação diante de um governo tirano.

Conforme o artigo 5 da Constituição Federal,cada indivíduo possui o direito de defesa,de liberdade,de vida e,por isso,precisa ter a garantia de se proteger diante de um possível risco de vida contra o criminoso.Além disso,cada cidadão de bem armado e preparado é mais um agente de segurança pública para si próprio,sua família,seu patrimônio e até mesmo para o Estado.

Convém lembrar(,) ainda(,) que em 1938,Hitler,sob o regime nazista,fez com que as leis sobre armas se tornassem mais liberais. O acesso de armas para caçadores,membros do partido nazista e funcionários do governo se expandiu. Os judeus,no entanto,foram proibidos de possuir armas de fogo e de qualquer outro tipo. O resultado de tudo isso foi o Holocausto,onde quando foram exterminados cerca de seis milhões de judeus.

O governo,portanto,deve atender as às necessidades da população,garantindo o seu legítimo direito a à defesa e a proteção do seu maior bem,que é a vida.Somado a isso,o governo também precisa investir e ser mais rígido no combate contra ao tráfico e o contrabando de armas ilegais nas fronteiras,através do Exército e da Polícia Federal,afim a fim de impedir que estas cheguem nas mãos dos criminosos,visto que,essas armas não têm registro legal,o que dificultaria o controle do Estado.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e de advérbios, à concordância de número (singular e plural) e à coerência.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, explorando fatos e dados pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200