- Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 24/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Insegurança , medo , revolta com a criminalidade e sensação de impunidade fazem parte do cotidiano dos brasileiros . Em meio a essa onda de descrença da segurança pública , a tramitação no Congresso nacional de um projeto de lei que torna mais branda a restrição ao porte de armas divide opiniões e gera polêmica . A falsa sensação de segurança que a posse de armas dá ao cidadão, preocupa autoridades , pois se aprovada aprovado(,) qualquer pessoa maior de 21 anos , mesmo com antecedentes criminais , poderá adquirir legalmente uma arma . A aprovação desse projeto de lei acarretará consequências negativas à sociedade.

Segundo Tomas Hobbes , o homem em seu estado natural vive para se autoconservar , se proteger .  É a ideia de todos contra todos,  e isso leva a sociedade a um estado de caos absoluto . Trazendo esse pensamento para os dias atuais , especialistas acreditam que que a facilitação a à posse de armas não trará segurança aos cidadãos , e sim um estado de caos na sociedade ; (.) Portanto ,trata-se de uma medida equivocada ,  ineficiente e populista , já que os números provam que com o Estatuto do Desarmamento houve uma queda significativa no índice de mortes por armas de fogo . A revogação desse estatuto significaria um retrocesso .

Por outro lado , é compreensível que diante de uma segurança pública falha , a sociedade veja a posse de armas como uma forma desesperada de autoconservação , legítima defesa . Mas , a medida mais cabível nesse momento seria uma reestruturação do aparelho de segurança do Estado , que levaria a resultados a longo prazo . Medidas como essa , que tramitam na Câmara , têm caráter imediatista , sem aprofundamento no problema e em tudo que implica . Países como Estados Unidos , onde a política de armas é totalmente flexível , pretendem tornar esse acesso as às armas mais difícil, em virtude de tragédias ocorridas.

Isso posto , é essencial que o Estatuto do desarmamento continue em vigor ; suas falhas precisam ser corrigidas e(,) se possível(,) deveria existir uma reformulação desse Estatuto , que vise ser mais eficiente . É necessário necessária também uma fiscalização eficaz no controle de armas , pois os números de armas ilegais no país é preocupante . É importante também que a segurança do Estado  traga sensação se de segurança para a sociedade . As leis precisariam ser mais severas , para que ocorra uma atenuação da violência e uma menor sensação de impunidade .

Assim como propôs Hobbes , com a estruturação da sociedade , o Estado firma um contrato social com os cidadãos – onde estão inclusos leis , direitos , deveres etc – em que visam tornar o corpo social mais estável e organizado, fugindo do caos . 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação,  à concordância de número (singular e plural)  e de gênero (masculino e feminino), ao emrpego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados, fatos e citações pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     900


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200