Ameaça constante - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 24/07/2016

Status:

Corrigida
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O uso de armas é notável desde a era medieval, onde quando guerreiros eram convocados para guerras portando espadas para lutar contra o inimigo adversário. Crianças, especialmente homens, eram treinados desde pequenos para tornar-se futuros guerreiros. Com o avanço do tempo, os militares passaram a utilizar armas de fogo, tornando-se mais perigosa se não for manuseada para fins específicos(,) evitando transtornos na sociedade. Ainda nos dias atuais, seu uso é constante pelo poder de polícia, porém, de forma inconsequente, algumas pessoas de forma aleatória possuem armas sem licença ou treinando treinamento, e isso não é aceitável. 

Em virtude do uso de armas, a capacitação para o manuseio adequado delas é indispensável, assim, eventuais acidentes são evitados(,) como ferimento ou morte de pessoas inocentes. Policiais e agentes à a serviço da segurança pública estão devidamente treinados para agir em situações diversas, avaliando com cautela e precisão o melhor uso da ferramenta para garantir a segurança. Porém, o cenário visto no Brasil é alarmante, o número de indivíduos, principalmente criminosos, (que) possuem armamentos tão eficazes quanto a força militar nacional, fato que preocupa a população de todas as classes e lugares(,) pois traz insegurança.  

Certamente, o receio de ser vítima é constante(,) pois quem usa arma branca ou arma de fogo com má fé, ameaça rapidamente a segurança de quem está na rua e frequenta lugares onde há concentração de pessoas. Vale dizer que o número de assaltos, homicídios, sequestros e assassinatoscresce de maneira alarmante, porque com a posse de arma(,) o indivíduo ameaça a integridade física e consegue o que é de interesse pessoal. Por certo, encontra-se portadores de arma ilegal e atitudes suspeitas em comunidades carentes e menos privilegiadas pelo serviço do governo(,) como o policiamento, infraestrutura e instrução acadêmica para a vida estudantil. 

Apenas os valores da cidadania não é suficiente são suficientes para conscientizar ao não uso de armas sem autorização prévia e cautelosa. A família tem um papel fundamental na construção do caráter da pessoa para que ela tenha o bom senso para viver em comunidade(,) sendo pacífico e inofensivo. A forma de governas governar os estados, concentrando os esforços em bairros sem muita fiscalização(,) sem dúvida reduz o índice do porte de armas(,) seja qual for sua origem. O aumento do número de policiais nas ruas e lugares de grande concentração de pessoas, e a  intensificar intensificação de rondas para vistoria do convívio da comunidade local é indispensável para evitar (que) más ações aconteçam. Instalar câmeras em pontos estratégicos onde equipes de segurança tenham o controle de determinado local, ajuda o serviço público no combate a criminalização. Também, estar em dia com a legalização do serviço do porte de armas, essa ação pode facilmente ser promovida pela publicidade e televisão, conscientizando a população para viver em segurança. 

 

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e de advérbios, à regência e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem explorar dados e fatos atuais e pertinentes ao assunto para embasar a argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200