Porte de arma pela população civil: garantia do direito de legitima* defesa - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 24/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em virtude do massacre ocorrido em julho numa boate, em Orlando, nos EUA, considerado o maior atentado com armas de fogo em número de vítimas, 51 mortos e 49 feridos, o debate em torno da restrição ou permissão do porte de armas pela sociedade civil, ganhou ênfase(,) principalmente na corrida presidencial norte americana. No Brasil foi criado em 2012, o PL 3722/2012(,) denominado, Estatuto do Controle de Armas(,) que autoriza flexibiliza o uso de armas pela população civil. Tendo em vista que há uma Lei de Desarmamento em vigor, qual a motivação para a aprovação do do Estatuto?

Um dos principais argumentos de defesa para a aprovação do texto do PL 3722/2012 é a garantia do direito de legítima defesa pelo cidadão de bem, nos casos em que a polícia não se faça presente para a garantia da integridade física, psicológica e moral desse. Outra questão é a liberdade de produção de armas de fogo pelo mercado paralelo, e a posse e porte ilícita por parte dos bandidos. O Estatuto do desarmamento não tem controle sobre essas armas que são adquiridas ilegalmente, o que favorece a atuação e legitimação do poder dos criminosos  no contexto de violência em que o Brasil se encontra.

Muitos temem a aprovação do Estatuto, acreditando que esse aumentaria o índice de criminalidade por mais pessoas portarem armas, porém a aquisição delas depende de algumas exigências como: idade maior que 21 anos; não condenação por crime doloso, em que houve a intenção para a prática desse; capacidade técnica e psicológica para o manuseio e uso; entre outros. O texto em tramito trâmite no Congresso abre espaço para aqueles que necessitam se autoproteger, nos casos em que a segurança pública não seja capaz de evitar a violação da integridade física dos cidadãos de bem.

Portanto, é de suma importãncia importância que o Congresso reveja a possibilidade de implementação do Estatuto do Controle de Armas, considerando o domínio tanto das armas adquiridas legalmente ou não, com isso minimizando o poder do mercado paralelo e dos criminosos, além (de) garantir o direito de legítima defesa para aqueles que possam se encontrar em situações de violência, em que não se faça presente a atuação da polícia.

 

Comentários do corretor


* legítima

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem explorar dados atuais e pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200