Assaltos, assasinatos, sequestros. Eis o cenário no qual encontra-se inserida a soceidade sociedade brasileira quando (o) assunto em questao é o índice de violencia no país. Devido o Estado não conseguir coibir a violência. (,) Está em trâmite um projeto de lei no Congresso Nacional na tentativa de que tenta anular o estatuto do desarmamento, provocando assim, discussões acerca do tema, tais como o possível armamento da população civil como forma de dimunir diminuir a frêquencia de episódios violentos.
É importante ressaltar que o estatuto do desarmamento põe em risco a vida de inocentes. (,) A media à medida que da dá a certeza ao ladrão (de) que(,) na tentaivva tentativa de um assalto(,) ao abordar algum cidadão(,) esteja a à frente de alguém desarmado, indefeso. Levando assim Isso leva ao aumento dos índices de homicídios no Brasil, local onde o porte de armas é proibido bastante restrito.
Ao analisar os chefes de estado, estes por sua vez estão sempre como seguranças arrmados ao redor, (.) tona-se irônico da parte deles invibilalizar a democratização do acesso a armas, pela população. Se o problema reside em ter uma socieddae onde apenas a minoria tennha tenha instrução de tiros, que se esse quadros se reverta(,) e que assim como em paises como a Suiça, onde a cultura e é mais armamentista, haja instrução de tiros, pois assim diminuem as taxas de acidentes por armas de fogo.
Fazem-se necessario necessárias(,) portanto, medidas eficazes para que a violência contra inocentes não mais persita na socedade brasileira. Exemplo de medidas é a formação de uma cultura armamnetista armamentista no Brasil, onde na qual as crianças possam ter instrução para evitar possíveis acidentes. a A permissão do porte de armas é necessário necessária(,) pois é uma solução eficaz no combate e vitimização dos inocentes.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase e de pronomes relativos e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas um pouco superficial, sem explorar dados atuais e pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |