Porte de armas pela população civil - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 24/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 

A insensibilidade das pessoas no mundo hoje pode gerar uma guerra civil incontrolada descontrolada, as pessoas estão em constantes conflitos(,) entre eles os políticos; (,) sociais e culturais(.) a incapacidade dos ser humano em conviver com opiniões alheias gera discussão e violência gratuita por toda parte. A falta de segurança da sociedade gerou o desejo de fazer a sua própria segurança, em alguns países a legislação permite o uso da arma de fogo para todos sem descriminação, mas essa permissão não gerou bons resultados, pois a falta de capacitação e ignorância do ser humano levou a muitas tragédias.

A mais recente tragédia aconteceu em Orlando(,) nos Estados Unidos, onde um atirador de origem Islâmica abriu fogo dentro da de uma boate Gay, deixando 49 mortos e mais de 50 feridos, (.) segundo alguns jornais(,) o crime aconteceu por homofobia e ódio, (.) depois dessa tragédia nos EUA, as opiniões ficaram divididas em torno da legislação que permite o porte de arma de fogo, alguns querem que o país revogue totalmente essa lei, criando então o estatuto do desarmamento, e outros defendem regras mais rígidas para ter acesso a armas.

No Brasil, entrou em vigor em 2003 a estatuto do desarmamento, que tem como objetivo dificultar o porte de arma no Brasil, mas desde a sua criação ele vem sofrendo vários embates com o objetivo de derrubar essa lei. No Congresso está tramitando um projeto de lei que cria o estatuto de controle das armas, dando a à população o direito para obter armas com um único requisito mínimo, ser maior de 21 anos, (.) o discurso em torno dessa proposta é que os brasileiros não estão seguros, e que o acesso à a arma é para o cidadão de bem se defender dos criminosos, mas os defensores do armamento não pararam para analisar as consequências dessa proposta, pois uma sociedade armada vai gerar várias mortes gratuitas no trânsito, nos estádios de futebol, nas manifestações etc. Os que cometerem crime vão alegar legítima defesa.

É notório observar a falta de segurança da sociedade, a violência é uma cultura do dia a dia, mas não é necessário colar colocar as pessoas para fazer justiça com as próprias mãos. Contudo(,) é necessária a intervenção do Estado, para criar mecanismos de segurança, é dever de o estado investir e garantir a segurança de todos.  

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados e fatos atuais sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200