Atualmente, estamos cercados pela violência de várias formas, e é claro que algumas pessoas desejariam se sentir mais seguras, (.) a maioria(,) provavelmente(,) gostaria de ter uma boa arma em casa guardada na gaveta, e outras prefeririam confiar em nosso conjunto de oficiais. Mas, qual seria a melhor opção?
Na maior parte das matérias jornalísticas, encontramos muitos relatos de tiroteios em vários lugares, envolvendo quase sempre bandidos e policiais, (.) é claro que a população civil em si fica muito amedrontada(,) pois, naturalmente(,) se sentem ameaçadas. E se o governo e as forças militares resolvessem liberar o uso livre de armas por todo o nosso Brasil? Obviamente, o perigo aumentaria, porque se hoje em dia o porte sendo ilegal já faz muitos estragos em nossa segurança, se for liberado a situação só vai piorar.
O nosso desejo é que não houvesse pessoas ruins para que o porte pudesse ser aprovado legalmente, mas infelizmente, há cidadãos de má índole em qualquer lugar, então seria um ato muito insano prosseguir com a ideia da liberação.
Concluímos que, a melhor opção é deixarmos que os próprios militares cuidem das armas e seu manuseio, assim, trabalhando para evitar o porte ilegal de armas e aumentando a nossa segurança.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem explorar dados e fatos atuais e pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |