Tramita no Congresso brasileiro um projeto de lei que propõe o comércio e circulação de armas de fogo no país. Ou seja, pessoas elegíveis aos requisitos mínimos, como senadores, deputados e maiores de 21 anos de idade, poderão adquirir e portar armas de fogo para a sua própria segurança. Esse projeto é uma reforma do Estatuto do Desarmamento que vigora atualmente, que restringe altamente o porte de armas.
É evidente que a polícia não pode estar onipresente para a segurança de toda a sua população, sendo assim, o porte de armas pode garantir a defesa pessoal de cada cidadão, contribuindo para a redução da criminalidade no país. Além disso, o Brasil segue um modelo de democracia representativa, desse modo, a maioria da população almeja ter em suas próprias mãos a segurança que lhe é devida.
Entretanto, não seria qualquer um que seria elegível ao porte de armas. O candidato teria que obrigatoriamente fazer treinamentos e exames psicológicos, além de não poder ter quaisquer antecedentes criminais graves*. A arma(,) ainda assim(,) estaria sob o controle do Estado, pois seria o dever do cidadão de comunicar a perda ou roubo desta. Também é importante frisar que o projeto não visa armar ninguém. Ele objetiva (que) o cidadão ter tenha o direito de ter uma arma e a liberdade para se defender.
Sendo assim, com cidadãos bem treinados e portando de uma arma de fogo, um ladrão pensaria duas vezes antes de praticar um roubo, inclusive se este não portar de uma outra arma, fazendo com que a prática de roubos diminuísse e a segurança aumentasse.
Comentários do corretor
* De acordo com o projeto, ainda que fosse condenado por crimes culposos, a pessoa não perderia o porte de armas. E mesmo se fosse investigada por crimes mais graves, também não.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, mas um pouco superficial, sem explorar dados atuais e pertinentes ao assunto, e um pouco incoerente, levantando características que não são do projeto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |