O porte de armas pela a população civil no Brasil é proibido*. Porém(,) existem casos e casos de portes ilegais em todo o Estado.
Se o porte de armas fosse concedido no estado, muitas pessoas usariam de má fé, porém pessoas em todo lugar lutam por esse direito. Dizem poder defender a sua família se algo que não era esperado acontecer.
Mas podem nos dar instrução de quão perigoso é, pois com o seu uso indevido, pessoas inocentes podem der ser atingidas, e se a pessoa tiver esse poder em pleno século 21(,) sem nenhuma surpresa poderá usar de má fé, e atingir a sua população, (.) pessoas podem ser influenciadas de tal atitude e seguir aqueles passos.
Sabendo que a maior parte de nossa população e das pessoas que veem vêm transformando a nossa geração pode não achar certo e negar essa ideia, a outra pequena parte fica otimista em ter esse poder em sua mão.
Comentários do corretor
* Na verdade ele não é proibido, mas é bastante restrito. As regras são rígidas.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e à coesão e coerência.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar dados e fatos atuais e pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |