Porte de amas - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 23/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, no Brasil, com o aumento da violência(,) há uma proposta para diminuir a restrição ao porte de armas. Porém(,) liberar armas para que os cidadãos possam se defender é perigoso e pode aumentar os casos de homicídio e acidentes domésticos.
Armas só deveriam ser legalizadas para pessoas que trabalham na defesa e que tenham as habilidades necessárias para utilizá-las, pois seria muita irresponsabilidade deixar qualquer pessoa ter uma arma em casa, porque sem treinamento e os devidos cuidados(,) ela pode ser deixada ao alcance de crianças ou ser usada em brigas domésticas(,) causando acidentes graves ou a morte.
E mesmo com a dificuldade policial em combater os criminosos, armar o cidadão, provavelmente, só aumentará a violência. Pois os brasileiros vão saber a hora de usar a arma? Nem todos saberão! Por isso(,) pode ocorrer o crescimento dos tiroteios nas ruas, além de que muitos irão querer fazer justiça com as próprias mãos.
É essencial que o governo invista mais na defesa do país, pois armar a população não é uma solução. É necessário melhorar a estrutura física das delegacias e presídios e contratar mais policiais, além de pagar melhores salários, já que os soldados arriscam suas vidas para proteger os cidadãos. Também é indispensável a criação de leis mais severas para punir os criminosos(,) bem como os policiais corruptos. E é dessa maneira (que) diminuiremos a violência no Brasil. 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem explorar dados e fatos atuais e pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200