Não as armas* - Banco de redações


Porte de armas pela população civil

Enviada em: 23/07/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, o uso de arma de fogo  é ilegal, mas é possível ver pessoas utilizando esses objetos, e a sociedade questiona as leis(,) que não estão sendo cumpridas. Os governantes queriam implantar a legalização de armas pelo aumento de violência, contudo(,) o Brasil é despreparado, pois a segurança e a educação precisam ser reformuladas.  

Nos últimos acontecimentos é possível ter uma arma de fogo a cada homicídio**, muitos possuem para se defender, outros para cometer agressões, então é difícil equilibrar a sociedade para que (se) possa chegar a um acordo. Os jovens são os grandes atuantes desses crimes, pois a educação brasileira é deficiente em qualidade, e eles serão o futuro da nação e o Brasil precisa de jovens intelectuais para melhorar o mundo.

 A segurança pública precisa ser investida Precisa-se investir em segurança pública para que os agentes estejam preparados para  combater as violências(,) e o crescente índice de armas que estão sendo instaladas serem apreendidas. Alguns políticos são intolerantes, porque a falta de investimento que eles não fazem resulta em uma má administração e atrapalha o avanço do país.

A necessidade é de pessoas que estejam à disposição de mudar o país, pois para que todos esses fatores aconteçam(,) tem que é preciso reformular as leis e implantar boas campanhas de não ao contra o crime, trocar armas por objetos atraentes que ajudem na educação, como: tablets, notebook, livros, jogos e outros. O Porte de arma de fogo não irá trazer benefícios ao país, pois se reestruturar as leis e a segurança, o Brasil iria conseguir conseguiria viver em harmonia e não teria necessidade de armas.  

Comentários do corretor


* Não às armas

** Frase mal elaborada.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem explorar dados e fatos atuais e pertinentes ao assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200