No Brasil, o uso de arma de fogo é ilegal, mas é possível ver pessoas utilizando esses objetos, e a sociedade questiona as leis(,) que não estão sendo cumpridas. Os governantes queriam implantar a legalização de armas pelo aumento de violência, contudo(,) o Brasil é despreparado, pois a segurança e a educação precisam ser reformuladas.
Nos últimos acontecimentos é possível ter uma arma de fogo a cada homicídio**, muitos possuem para se defender, outros para cometer agressões, então é difícil equilibrar a sociedade para que (se) possa chegar a um acordo. Os jovens são os grandes atuantes desses crimes, pois a educação brasileira é deficiente em qualidade, e eles serão o futuro da nação e o Brasil precisa de jovens intelectuais para melhorar o mundo.
A segurança pública precisa ser investida Precisa-se investir em segurança pública para que os agentes estejam preparados para combater as violências(,) e o crescente índice de armas que estão sendo instaladas serem apreendidas. Alguns políticos são intolerantes, porque a falta de investimento que eles não fazem resulta em uma má administração e atrapalha o avanço do país.
A necessidade é de pessoas que estejam à disposição de mudar o país, pois para que todos esses fatores aconteçam(,) tem que é preciso reformular as leis e implantar boas campanhas de não ao contra o crime, trocar armas por objetos atraentes que ajudem na educação, como: tablets, notebook, livros, jogos e outros. O Porte de arma de fogo não irá trazer benefícios ao país, pois se reestruturar as leis e a segurança, o Brasil iria conseguir conseguiria viver em harmonia e não teria necessidade de armas.
Comentários do corretor
* Não às armas
** Frase mal elaborada.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas um pouco superficial, sem explorar dados e fatos atuais e pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |